O público alvo consiste em graduados das áreas de Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Administração de Empresas e áreas afins.
Objetivo Geral
Permitir que os alunos aprimorem competências como o pensamento crítico, a criatividade, o senso ético e a capacidade de gestão e tomada de decisão em questões que abrangem Tecnologia da Informação e negócios. Fornecendo uma formação intelectual ampla, além de potencializar o desenvolvimento de conhecimento e habilidades necessários à liderança em TI, desenvolvimento de conhecimento e habilidades necessários à liderança em TI.
· Proporcionar conhecimentos sobre a aplicação das novas Tecnologias da Informação para aumentar a eficiência de processos organizacionais;
· Contribuir para o conhecimento sobre os principais sistemas corporativos de gestão;
· Proporcionar conhecimentos sobre modelos e melhores práticas de Gestão e Governança de Tecnologia de Informação;
· Ressaltar a importância de uma visão organizacional sistêmica e estratégica para a gestão de TI;
· Proporcionar conhecimentos sobre os fatores organizacionais intervenientes na gestão de TI;
· Contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de sistemas de informação;
· Atender às necessidades regionais em termos de formação de recursos humanos na área de sistemas de informação;
· Propiciar aos acadêmicos:
o Formação humanística com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e reflexivo a respeito dos aspectos éticos, políticos, sociais, e econômicos relacionados à área de Gestão em Tecnologia da Informação;
o Formação básica em matemática com o objetivo de melhorar a capacidade de raciocínio lógico abstrato e criar uma base teórica para o desenvolvimento de outras disciplinas;
o Formação básica em administração contemplando os aspectos organizacionais e os princípios gerais da administração (planejamento, liderança, organização, controle e tomada de decisão), com o objetivo de desenvolver competência gerencial para promover o alinhamento da tecnologia da informação aos objetivos organizacionais;
o Formação tecnológica com o objetivo de desenvolver e aplicar a tecnologia da informação nas diferentes áreas da organização;
o Formação complementar com o objetivo de permitir a compreensão da necessidade e importância do alinhamento tecnológico para as organizações contemporâneas e sua relação com as áreas de negócio.
Componentes Curriculares/Carga Horária
Componentes Curriculares |
Carga Horária |
1. Ambiente Econômico e Gestão Estratégica dos Negócios |
20 h/a |
2. Finanças Corporativas e Contabilidade Gerencial |
20 h/a |
3. Métodos Quantitativos Aplicados |
20 h/a |
4. Gestão de Pessoas e Habilidades Gerenciais |
20 h/a |
5. Marketing |
20 h/a |
6. Produção e Operação Logística |
20 h/a |
7. Metodologia da Pesquisa Científica |
40 h/a |
8. Gestão de projetos de tecnologia da informação |
30 h/a |
9. Gerência da Informação |
30 h/a |
10. Gestão de Processos |
30 h/a |
11. Planejamento Estratégico e Processo Decisório |
30 h/a |
12. Governança de Tecnologia de Informação |
30 h/a |
13. Gestão de Operações de Serviços de Tecnologia de Informação |
30 h/a |
14. Seminários de Pesquisa |
40 h/a |
Total |
380 h/a |