Público Alvo
Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados das diferentes áreas do conhecimento, interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia Institucional e Clínica, como professores, licenciados, pesquisadores e profissionais da saúde, que desejem aperfeiçoamento e um diferencial competitivo que busquem mudanças na área de atuação.
Objetivos Gerais
Promover o conhecimento teórico e prático em Psicopedagogia, visando capacitar profissionais na área da Psicopedagogia Institucional e Clínica para atuar numa abordagem inter e multidisciplinar, promovendo uma postura ético-crítico-reflexiva, a fim de possibilitar a análise, diagnóstico, intervenção, orientação e avaliação do processo das dificuldades de aprendizagem formal e informal nos diversos contextos sociais, priorizando a criatividade e a capacidade de desenvolver competências e habilidades nas ambiências educacionais e de saúde, objetivando o sucesso do processo ensino-aprendizagem na educação formal e informal.
Objetivos Específicos
- Propiciar a oferta de referenciais teóricos, práticos e metodológicos básicos que contribuam para a atuação do psicopedagogo de modo ético-crítico-reflexivo em situações diversas das dificuldades de aprendizagem na esfera institucional e clínica;
- Capacitar profissionais para o conhecimento do ato de aprender os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer dentro do processo ensino-aprendizagem, na perspectiva de atuarem como o psicopedagogo nas áreas da educação continuada, orientação pedagógica, recursos humanos e na área clínica.
- Fomentar os conhecimentos priorizando os enfoques clínicos e institucionais, desenvolvendo um aprofundamento teórico-metodológico que possibilite ao discente realizar pesquisas no campo da Psicopedagogia;
- Capacitar os profissionais das áreas clínica e institucional para o conhecimento de aprender os tipos de dificuldades de aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos;
- Planejar, desenvolver e acompanhar projetos de trabalho que contribuam com o processo ensino-aprendizagem, auxiliando os profissionais das áreas institucional e clínica na construção de uma educação social mais participativa, entre família, comunidade, sociedade e instituições públicas e privadas, além das ONG’S;
- Auxiliar a investigação da etiologia das dificuldades de aprendizagem, bem como a compreensão do processo, considerando todas as variáveis que intervêm na aprendizagem: análise, levantamento, diagnóstico, intervenção, orientação e avaliação, tanto na perspectiva individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos;
- Ofertar referenciais teóricos básicos que contribuam para a atuação do indivíduo de forma criativa em situações diversas na psicopedagogia;
- Desenvolver posturas éticas e críticas que ofereçam aos alunos chances de trabalhar, interagindo como sujeitos conscientes do seu papel na construção da psicopedagogia;
- Desenvolver pesquisas e projetos de trabalho interdisciplinares que contribuam com o processo ensino-aprendizagem;
- Atualizar e auxiliar os profissionais da educação na construção de uma escola cidadã e participativa;
- Capacitar os profissionais para o conhecimento do ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer dentro do processo ensino-aprendizagem.
Componentes Curriculares/Carga Horária
Componentes Curriculares
|
Carga Horária
|
1 Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clínica
|
30 h/a
|
2 Teorias Epistemológicas da Psicopedagogia
|
30 h/a
|
3 Psicopedagogia Social
|
30 h/a
|
4 Desenvolvimento doPensamento, Linguagem e Aprendizagem: bases afetivas e cognitivas
|
40 h/a
|
5 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
|
30 h/a
|
6 Relações Psicossociais e Psicodinâmica Familiar
|
30 h/a
|
7 Aspectos Psiconeurológicos e Psicomotricidade
|
40 h/a
|
8 Fonoaudiologia Aplicada a Psicopedagogia
|
30 h/a
|
9 Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
|
40 h/a
|
10 Avaliação da Aprendizagem Psicopedagógica
|
40 h/a
|
11 Código de Ética da Psicopedagogia
|
30 h/a
|
12 Prática Institucional Supervisionada
|
60 h/a
|
13. Prática Clínica Supervisionada I
|
60 h/a
|
14 Prática Clínica Supervisionada II
|
60 h/a
|
15 Metodologia da Pesquisa Científica
|
40 h/a
|
16 Seminários de Pesquisa
|
30 h/a
|
Total
|
620 h/a
|