Público Alvo
Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados das diferentes áreas do conhecimento, interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teóricos e técnicos em Supervisão e Orientação Educacional, como professores e pesquisadores que desejem aperfeiçoamento e um diferencial competitivo que busquem mudanças na área de atuação.
Profissionais graduados de todas as áreas do conhecimento envolvidas com processos educativos formais e não−formais, vinculados ou não a sistemas de ensino. Além desses, também podem participar educadores, professores, gestores, agentes sociais e profissionais atuantes ou interessados na área de educação, como: portadores de diploma de curso superior em Pedagogia, Psicologia ou em outra licenciatura plena, a também profissionais oriundos da pós-graduação em Psicopedagogia.
Objetivos Gerais
Despertar um novo olhar a respeito da Supervisão e Orientação Educacional, ampliando o referencial teórico-metodológico no que concerne ao ensino-aprendizagem, oportunizando um espaço de reflexões, contribuindo com um referencial teórico e prático aos profissionais da educação, em particular aos que atua na área da Pedagogia.
Objetivos Específicos
Componentes Curriculares/Carga Horária
Componentes Curriculares |
Carga Horária |
1. Fundamentos e Princípios da Supervisão e Orientação Educacional |
40 h/a |
2. Políticas Nacionais Educacionais e Legislação Brasileira |
40 h/a |
3. Didática do Ensino e Planejamento Educacional |
40 h/a |
4. Tópicos Especiais em Supervisão Educacional |
30 h/a |
5. Tópicos Especiais em Orientação Educacional |
30 h/a |
6. Currículo e Avaliação Educacional |
40 h/a |
7. Gestão Educacional e Organização do Trabalho Pedagógico |
40 h/a |
8. Múltiplas Competências para os Profissionais da Educação |
30 h/a |
9. Metodologia da Pesquisa Científica |
40 h/a |
10. Seminário de Pesquisa |
30 h/a |
Total |
360 h/a |