Público Alvo
Portadores de Diploma de Curso Superior Graduados em Pedagogia, Psicologia e áreas afins do conhecimento, interessados em atuar e/ou aprimorar conhecimentos teórico-prático e epistemológico-metodológico em Orientação Educacional e Psicopedagógica, como professores e pesquisadores que desejem aperfeiçoamento e um diferencial competitivo que busquem mudanças na área de atuação.
Dirimir uma visão holística da orientação educacional e psicopedagógica, ampliando o referencial teórico-prático e epistemológico-metodológico na organização e realização da proposta pedagógica, e em conformidade com o dialogo concernente do ensino-aprendizagem, oportunizando um espaço de reflexões aos profissionais da educação.
Componentes Curriculares/Carga Horária
Componentes Curriculares |
Carga Horária |
1. Filosofia da Educação e Políticas Educacionais |
30 h/a |
2. Tópicos Teórico-Metodológicos daOrientação Educacional e Psicopedagógica |
30 h/a |
3. Princípios da Orientação Educacional e Psicopedagógica |
30 h/a |
4. Psicopedagogia no Contexto da Orientação Educacional |
40 h/a |
5. Gestão Escolar Democrática |
40 h/a |
6. Relações Organizacionais e Psicossociais Educacionais |
40 h/a |
7. Currículo e Avaliação Educacional |
40 h/a |
8. Organização do Trabalho Pedagógico |
40 h/a |
9. Ética Pedagógica |
30 h/a |
10. Metodologia da Pesquisa Científica |
40 h/a |
11. Seminário de Pesquisa |
30 h/a |
Total |
390 h/a |